Cissé salvou família de 6.º andar em chamas. "Não hesitei. Foi instinto"

França tem um novo herói, que estará presente nas comemorações do Dia da Bastilha (após Emmanuel Macron o convidar) e também receberá uma medalha. Arriscou a vida num parapeito por dois adultos e quatro crianças, tal como se pode ver no vídeo abaixo.

paris incêndio

© LXIPOP/ X (antigo Twitter)

Teresa Banha
09/07/2025 16:07 ‧ há 6 horas por Teresa Banha

Mundo

Paris

Fousseynou Samba Cissé tornou-se um "herói parisiense" nos últimos dias, depois de ter salvado seis pessoas, entre as quais quatro crianças, de um incêndio num prédio da capital francesa.

 

O vídeo abaixo mostra o momento em que este homem ajuda a retirar quatro crianças de um apartamento - onde o fumo de um incêndio que deflagrou num dos cinco andares abaixo está a chegar.

Colocando-se em risco, Cissé sai da janela de um apartamento para outro onde consegue chegar às crianças, que estão também a sair da janela. No fim, um adulto também sai pela janela. As publicações francesas dizem que houve ainda outro adulto a sair do local, apesar de as imagens abaixo não o mostrarem.

"Eles tinham que ser salvos. Não hesitei. Saltei automaticamente", contou o homem à Radio France, explicando que "nem pensou" no perigo que estava a correr, dadas não só as chamas, como também a altura a que se encontrava.

Cissé regressava do trabalho na sexta-feira quando, através do som do alarme de incêndio, se apercebeu de que algo não estava bem. Foi através da janela de um vizinho que se apercebeu de que havia uma família encurralada pelas chamas, e, não hesitando, foi até ao parapeito que lhe permitiu ajudar a colocar estas pessoas em segurança.

"Foi instinto. É o coração a dizer-te: 'Tens de ir'", disse, acrescentando que o passo que deu "não foi calculado:"

O chefe da polícia de Paris, Laurent Nuñez, louvou a ação deste homem e anunciou que este iria mesmo receber uma medalha já no domingo, de forma a honrar "a coragem e devoção" que ele colocou neste resgate, assim como a não fazer esquecer a sua "bravura e ato heroico."

Já na terça-feira, Cissé recebeu ainda uma chamada do presidente de França, Emmanuel Macron, congratulando-o pela sua atuação. O chefe de Estado francês convidou ainda o homem de 39 anos para participar nas comemorações do Dia da Bastilha, que se assinala a 14 de julho.

Segundo a imprensa francesa, Cissé tem um visto para trabalhar no país, mas ainda não conseguiu adquirir a nacionalidade francesa, o que não lhe permite, de acordo com a imprensa, ter um trabalho a full-time. Segundo o que explicou, espera que esta situação o ajude a resolver a situação - até porque já não seria a primeira vez.

Gassama, o 'Homem-aranha de Paris'

França já acelerou o processo para obter a nacionalidade francesa, nomeadamente, no caso de Mamoudou Gassama, um jovem de 22 anos vindo do Mali que estava em Paris há poucos meses quando, em 2018, escalou quatro andares de um prédio para salvar uma criança que estava pendurada do lado de fora da janela, prestes a cair.

O jovem conseguiu salvar a criança antes de os bombeiros chegarem, e pouco tempo depois recebeu a nacionalidade francesa.

Já em 2023, Gassama contou, também à Radio France, que vivia de forma "pacífica" em Paris com a sua família e que trabalhava como segurança em bares e discotecas. "A minha vida mudou", garantiu.

Ainda que no caso de Gassama - e, possivelmente, para o futuro de Cissé -, estes atos se traduzam numa vida mais estável e digna, foram vários os jornais que, já em 2018, criticavam a situação, apontando que parecia ser "preciso que [imigrantes] se comportassem como heróis para serem digno de se tornar franceses", como escreveu a revista Slate.

O jornal L'Union escreveu que havia muitos "outros atos pelo país, que passavam despercebo". A situação 'acendeu' o debate em França, com críticas no que dizia respeito às políticas de imigração.

Leia Também: Adolescentes resgatados após ficarem presos em falésia no Oregon. O vídeo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas