Herói do Mali que salvou criança vai receber nacionalidade francesa

Mamoudou Gassama foi recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, depois de ter salvado uma criança de quatro anos.

Herói do Mali que salvou criança vai receber cidadania francesa

© Reuters

Notícias Ao Minuto com Lusa
28/05/2018 10:12 ‧ 28/05/2018 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo

Mamoudou Gassama

O vídeo de Mamoudou Gassama, maliano a viver em França mas sem o direito à nacionalidade francesa, a subir quatro andares em poucos segundos para salvar uma criança de quatro anos que estava pendurada na janela tornou-se viral nas redes sociais.

Apelidado de herói, Gassama foi recebido, esta segunda-feira, pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

De acordo com a Sky News e a BBC, Macron decidiu agradecer o gesto altruísta de Mamoudou Gassama e vai conceder-lhe a nacionalidade francesa. 

Além disso, anunciou Macron, o maliano de 22 anos, que recebeu uma medalha pela sua coragem, vai passar a trabalhar com os bombeiros franceses. 

No momento em que Gassama salvou a criança, os pais do menino de quatro anos não estavam em casa.

Quando os bombeiros chegaram ao local, assistiram de imediato a criança e o herói. Ambos escaparam sem quaisquer ferimentos, apesar de a criança ter ficado bastante assustada com toda a situação. 

Mamoudou Gassama diz ter documentos que lhe permitem ficar legalmente em Itália, onde chegou em 2014 após atravessar o Mediterrâneo desde a Líbia, onde ficou cerca de um ano, mas quer juntar-se ao seu irmão, que vive há décadas em França.

Descoberto pelos media 24 horas depois do seu gesto, Mamoudou Gassama, de 22 anos, contou o episódio: "Vi muita gente prestes a chorar e ouvi as sirenes das viaturas. (...) Tive medo quando salvei a criança, mais tarde comecei a tremer, não conseguia suster-me nos meus pés e tive que me sentar".

"Obrigado Deus, eu salvei-a", exclamou o maliano.

Para além das reações nas redes sociais, as declarações e os elogios políticos não tardaram a chegar, no próprio dia, nomeadamente pela presidente do município de Paris e pelo presidente do partido Les Republicains da região Ile-de-France.

"Mamoudou Gassama lembra-nos que as pessoas em situação irregular são seres humanos, com (...) imensa coragem, da qual fazem prova durante a perigosa viajem com destino à Europa", sublinhou a organização SOS Racismo francesa. 

 [Notícia atualizada às 11h35]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas