Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coreia do Sul traz à superfície ferry naufragado de Sewol

A equipa de resgate de salvados fez reemergir na madrugada de quinta-feira o 'ferry' sul-coreano Sewol, quase três anos após o naufrágio que causou a morte de mais de 300 pessoas, segundo a agência noticiosa Yonhap.

Coreia do Sul traz à superfície ferry naufragado de Sewol
Notícias ao Minuto

23:06 - 22/03/17 por Lusa

Mundo Resgate

s 03:45 (18:45 de quarta-feira em Lisboa), parte da estrutura do Sewol, que pensamos ser o seu estabilizador, pode ser vista à superfície a olho nu", disse um responsável do Ministério dos Oceanos e Pescas sul-coreano, citado pela Yonhap.

Se se conseguir resgatar ao fundo do mar todo o 'ferry', duas barcaças de salvados transportarão o casco para um navio semissubmersível, que o levará para o porto de Mokpo, explicou.

"Levará cerca de oito dias para reemergir a embarcação e transportá-la até Mokpo. E serão necessários mais quatro dias para a colocar em doca seca", acrescentou.

O 'ferry' encontrava-se a mais de 40 metros de profundidade, ao largo do sudoeste da Coreia do Sul, e a operação, originalmente programada para o ano passado, foi adiada várias vezes devido a condições meteorológicas adversas.

Crê-se que nove cadáveres nunca encontrados poderão estar presos dentro da embarcação naufragada, e trazer à superfície o 'ferry' intacto tem sido a principal exigência das famílias das vítimas, a maioria das quais eram crianças em idade escolar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório