Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Exército egípcio matou 14 jihadistas no Egito

Pelo menos 14 jihadistas morreram hoje em operações lançadas pelo Exército egípcio no norte da península do Sinai, informou o porta-voz militar, Mohamed Samir.

Exército egípcio matou 14 jihadistas no Egito
Notícias ao Minuto

14:45 - 13/11/16 por Lusa

Mundo Península

Samir explicou num comunicado na sua conta do Facebook que nas rusgas também participaram forças especiais da polícia, que se centraram na procura de esconderijos de alegados extremistas em diferentes zonas do Sinai, incluindo várias aldeias, que eram utilizadas por jihadistas como base para lançar ataques nas comarcas de Al Arish, capital do Norte do Sinai, Rafah e Al Sheij Zaued.

Os 14 terroristas foram abatidos depois de terem disparado contra as tropas a partir de trincheiras e zonas agrícolas, refere o comunicado.

As forças egípcias destruíram durante as operações uma dezena de esconderijos e fizeram explodir dez engenhos explosivos que os jihadistas tinham colocado para atacar as forças de segurança.

Em finais de outubro, pelo menos quatro soldados e seis jihadistas morreram em operações castrenses no norte da península do Sinai.

As operações militares intensificaram-se no norte do Sinai depois de em 14 de outubro 12 soldados terem perdido a vida num ataque armado, que foi reivindicado pela filial no Egito do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), Wilayat Sina.

Desde então, as forças armadas têm matado dezenas de alegados jihadistas, de acordo com os números divulgados pelo porta- voz militar.

O estado de emergência e o recolher obrigatório está em vigor desde outubro de 2014 em várias zonas do norte da península do Sinai, onde as autoridades mantêm também um controlo férreo da informação e proíbem a entrada de jornalistas.

Os ataques contra a polícia e o Exército aumentarem no Egito desde a destituição do presidente islamita Mohamed Mursi, afastado do poder pelos militares em 03 de julho de 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório