Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo norueguês recusa alterar fronteira com Finlândia

O governo norueguês recusou uma proposta de autoridades municipais do norte do país para alterar a fronteira uns metros para dar o pico de uma montanha à Finlândia, que em 2017 celebra cem anos de independência.

Governo norueguês recusa alterar fronteira com Finlândia
Notícias ao Minuto

10:49 - 15/10/16 por Lusa

Mundo Propostas

A iniciativa, das autoridades municipais de Kafjord, norte do país lançada no último verão e que gerou uma campanha de apoio nas redes sociais, pretendia que o pico da montanha Halti, cuja maior parte está do lado finlandês, fosse entregue ao país vizinho como presente.

Halti é o ponto mais alto da Finlândia com 1.324 metros, mas o pico da montanha, a 1.361 metros, está do lado norueguês.

"Os ajustamentos das fronteiras entre os dois países geram problemas jurídicos difíceis, que afetam por exemplo a Constituição", escreveu a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, numa carta ao presidente da câmara de Kafjord, Svein O. Leiros, divulgada hoje pelos meios de comunicação noruegueses.

Solberg reconheceu a resposta positiva que a proposta provocou na opinião pública, mas sublinhou que o Governo vai estudar agora outro presente "mais apropriado" para a Finlândia pelo aniversário da independência da Rússia.

"Penso que a ideia é tão boa que vamos analisar a possibilidade de tentar outra vez", declarou contudo Leiros à televisão pública NRK.

O geólogo Bjorn Geirr, um dos promotores da ideia, sublinhou à mesma televisão que não aceitam um "não" como resposta e mostrou-se seguro de que quem aconselhou Solberg não compreendeu bem a ideia, já que se trata de uma modificação de umas dezenas de metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório