Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Michelle, emocionada, fala de "comportamento predatório" de Trump

As gravações de Donald Trump numa entrevista de 2005 a gabar-se de como apalpa e beija mulheres, e que foram divulgadas na última sexta-feira, continuam a marcar a corrida à Casa Branca.

Notícias ao Minuto

12:20 - 14/10/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Primeira-dama

Michelle Obama, a primeira-dama, proferiu um discurso na última quinta-feira em New Hampshire, num comício de apoio a Hillary Clinton. E esta sexta-feira este mesmo discurso está em destaque em vários órgãos de informação norte-americanos.

Com a voz a tremer num ou noutro momento e visivelmente emocionada, Michelle Obama critica o discurso sexista do candidato republicano.

“Não há nada de que gostasse mais do que fingir que isto não está a acontecer e vir aqui fazer um discurso normal de campanha mas seria desonesto”, começa Michelle Obama.

Mas “isto não é algo que possamos ignorar, não é algo que possamos mandar para debaixo do tapete”.

Michelle Obama defende que não estamos perante apenas uma conversa obscena. “Isto foi um indivíduo poderoso a falar livre e abertamente sobre comportamento predatório sexual e a gabar-se sobre beijar e apalpar mulheres usando linguagem obscena”.

“Para piorar”, acrescenta, “parece agora claro que não foi um incidente isolado. É um de inúmeros exemplos de como tem tratado as mulheres ao longo da vida”, afirma a primeira-dama, numa referência às histórias de assédio sexual que têm surgido na imprensa norte-americana. O New York Times revelou dois casos na terça-feira e, entretanto, pelo menos outras duas mulheres acusaram Trump de comportamentos semelhantes, noutros órgãos de informação.

Confessando que este assunto a tocou particularmente, Michelle Obama critica os “comentários vergonhosos sobre os nossos corpos” bem como o que descreve como o “desrespeito das ambições e do intelecto das mulheres”.

Michelle Obama chega ainda a dizer, arrancando aplausos entre a plateia de apoiantes do partido democrata, que este tipo de discurso “é cruel” e “magoa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório