Nemo, que venceu a 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção no passado sábado, explicou como partiu o troféu do concurso… minutos após o ter recebido pelas mãos da vencedora de 2023, Loreen.
Nemo representou a Suíça com 'The Code' e deu ao país a primeira vitória desde 1988, quando Céline Dion venceu com 'Ne partez pas sans moi'.
"Estava a cantar no palco e, no final, vejo o troféu no canto direito. No final, queria segurar o troféu em frente à câmara, por isso levantei-o", começou por explicar Nemo, numa conferência de imprensa após regressar à Suíça.
"Quando o pousei, partiu-se. O troféu simplesmente partiu-se. Por isso, deixei-o lá e, dois minutos depois, achei super engraçado e quis levantá-lo e cortei-me no troféu. Fiquei com alguns cortes profundos", acrescentou.
Nemo precisou de ser tratado após se cortar nos estilhaços do troféu© TOBIAS SCHWARZ/AFP via Getty Images
"Quebrei o código e quebrei o troféu", ironizou, fazendo referência à letra da sua música, onde afirma "I broke the code ['quebrei o código na tradução livre']".
Nemo já tinha feito referência ao incidente numa conferência de imprensa após a vitória, quando revelou que teve de levar a bandeira de orgulho não binário escondida para o concurso. "Quebrei o código e quebrei o troféu. Talvez o troféu possa ser arranjado. Talvez a Eurovisão também precise de um pequeno arranjo", afirmou.
Pode ver, na galeria acima, o momento em que Nemo parte o troféu.
Leia Também: Joost Klein, expulso da Eurovisão, deverá ser acusado do crime de ameaça