Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

FARC garantem que mantêm cessar-fogo apesar do fracasso no referendo

O chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Rodrigo Londoño, também conhecido por Timochenko, anunciou hoje que a guerrilha mantinha o cessar-fogo "definitivo", apesar do fracasso, na véspera, do referendo sobre o acordo de paz.

FARC garantem que mantêm cessar-fogo apesar do fracasso no referendo
Notícias ao Minuto

20:18 - 03/10/16 por Lusa

Mundo Colômbia

"Reafirmamos perante a Colômbia e o mundo que as frentes de guerrilha (das FARC) mantêm o cessar-fogo bilateral e definitivo, para libertar as vítimas do conflito e respeitar o acordo com o Governo", declarou Timochenko, em mensagem vídeo, a partir de Havana, onde decorreram as negociações de paz.

O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, reconheceu hoje a vitória do "não" no referendo sobre o acordo de paz assinado com a guerrilha das FARC, mas prometeu continuar os esforços para acabar com a guerra de 52 anos.

De acordo com os resultados oficiais, quando estavam escrutinadas 99,08% das mesas, 50,24% dos votantes (6.400.516) disseram "não" ao acordo e 49,75% (6.338.473) disseram "sim".

O acordo de paz foi assinado em 26 de setembro, em Cartagena das Índias, por Juan Manuel Santos e Rodrigo Londoño.

A pergunta à qual os eleitores tinham que responder, com um "sim" ou um "não", era se apoiavam o acordo final para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório