Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

ONU elogia "trabalho incansável" de Shimon Peres

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou hoje o "trabalho incansável" de Shimon Peres para chegar a um acordo de paz prevendo a coexistência de dois Estados, israelita e palestiniano.

ONU elogia "trabalho incansável" de Shimon Peres
Notícias ao Minuto

11:03 - 28/09/16 por Lusa

Mundo Ban Ki-moon

"Trabalhou incansavelmente por uma solução de dois Estados que permitiria a Israel viver em segurança e harmonia com os palestinianos e a restante região", disse Ban sobre Peres, que morreu hoje aos 93 anos.

"Mesmo nas horas mais difíceis, ele permaneceu otimista quanto às perspetivas de reconciliação e paz", acrescentou num comunicado.

Ban concluiu manifestando a esperança de que a determinação de Shimon Peres guie todos aqueles que "trabalham para garantir a paz, a segurança e a dignidade de israelitas, palestinianos e todos os povos da região".

Shimon Peres estava hospitalizado perto de Telavive desde 13 de setembro, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

Peres era o último sobrevivente da geração dos chamados "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1990, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório