Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Magnata Sheldon Adelson vai doar 40 milhões ao partido de Trump

O magnata de jogo Sheldon Adelson e a mulher, Miriam, prometeram aproximadamente 45 milhões de dólares (40 milhões de euros) para o Partido Republicano dos EUA, incluindo para a campanha presidencial de Donald Trump, de acordo com a CNN.

Magnata Sheldon Adelson vai doar 40 milhões ao partido de Trump
Notícias ao Minuto

07:05 - 22/09/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Segundo a cadeia de televisão norte-americana, que cita uma fonte próxima do presidente da Las Vegas Sands -- que detém casinos nos Estados Unidos e em Macau --, o bilionário vai revelar na próxima terça-feira a doação de 20 milhões de dólares para o Fundo de Liderança do Senado, um 'super PAC' (comités de ação política na sigla em inglês) ligado ao influente Karl Rove, 'braço-direito' do ex-Presidente George W. Bush, e ao líder do partido no Senado, Mitch McConnell.

Um cheque de idêntico valor deve seguir para o fundo de liderança do Congresso, outro 'super PAC' similar focado, desta feita, na Câmara dos Representantes.

Para apoiar Donald Trump, deve seguir um donativo de pelo menos cinco milhões de dólares.

Os valores representam um histórico investimento na esperança do Partido Republicano nas eleições presidenciais de novembro. Os donativos, segundo observa a CNN, podem redefinir os dois últimos meses de campanha.

A doação, a primeira de grande monta de 2016 do casal Adelson, dissipa as dúvidas sobre a forma como o bilionário iria gastar as suas fortunas na corrida republicana.

Cortejado por todo o espectro republicano durante as primárias, Adelson tem sido o mais prolífico financiador dos republicanos nos últimos anos e de longe o mais influente contribuidor entre os doadores.

A sua decisão pode convencer outros grandes doadores do partido a seguirem-lhe os passos, o que pode resultar num significativo impulso para Donald Trump.

O magnata do imobiliário tem vindo a cortejar Adelson ao longo do ano, mas ainda não o tinha convencido a abrir os cordões à bolsa.

No início do ano, o presidente das Las Vegas Sands afirmou que iria dar 100 milhões de dólares (89,3 milhões de euros) no quadro dos apoios a Trump, mas ainda não tinha desembolsado um único cêntimo.

Nas eleições de 2012, Adelson deu pelo menos 93 milhões de dólares (83 milhões de euros) a grupos conservadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório