Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Daesh terá atacado base norte-americana com uma arma química

A confirmar-se tal significa uma evolução na forma de o Estado Islâmico atacar o inimigo.

Daesh terá atacado base norte-americana com uma arma química
Notícias ao Minuto

00:03 - 22/09/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Iraque

Os militantes do Estado Islâmico atacaram, na terça-feira, uma base norte-americana localizada em Qayyarah, que fica a cerca de 40 quilómetros de Mosul, no Iraque.

Uma fonte oficial do Pentágono disse à Fox News que poderá ter sido um ataque com uma arma química, uma vez que foram encontrados vestígios do chamado ‘agente mostarda’ no local do ataque.

Aos jornalistas foi ainda explicado que foi encontrado, num dos roquets lançados para a base, um óleo parecido ao alcatrão. Um teste inicial para a presença do ‘agente mostarda’ deu positivo, mas pode ter sido um resultado falso. Já o segundo teste deu negativo, contudo, poderá ter sido porque o agente esteve exposto a outros elementos.

Apesar do ataque ter sido perto da base norte-americana, nenhum soldado ficou ferido.

No entanto, para prevenir uma eventual contaminação, os soldados que tiveram em contacto com a bomba foram alvo de uma completa descontaminação.

“A não ser que se esteja mesmo junto à bomba, a contaminação é altamente improvável”, garantiu o responsável do Pentágono.

A mesma fonte afirmou que a referida base militar é atacada várias vezes com armas convencionais. Porém, o ataque de ontem parece ter sido feito com uma arma química.

Para confirmar ou não esta desconfiança, o que restou da bomba vai ser analisado em laboratório para verificar, ou não, a presença do chamado ‘agente mostarda’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório