Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Merkel e Hollande vão trabalhar em conjunto para êxito da UE pós-Brexit

A Alemanha e a França vão trabalhar em conjunto de forma "muito intensiva" para "o êxito da Europa", declarou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, no final da cimeira europeia de Bratislava, sem o Reino Unido.

Merkel e Hollande vão trabalhar em conjunto para êxito da UE pós-Brexit
Notícias ao Minuto

19:57 - 16/09/16 por Lusa

Mundo Cimeira

"A França e a Alemanha vão empenhar-se muito intensivamente nos próximos meses para fazer de tudo isto um êxito", declarou Merkel, depois de ter apresentado, com o Presidente francês, François Hollande, uma lista das prioridades para os próximos meses, definidas pelos 27.

"A França e a Alemanha vão continuar a fazer com que possamos apresentar medidas concretas", disse o Presidente francês na conferência de imprensa conjunta, que se revestiu de forte caráter simbólico, num momento em que a União Europeia está em crise, após o choque do voto em referendo dos britânicos a favor da saída do Reino Unido (Brexit) da UE.

Depois do resultado da consulta popular britânica, "era muito importante mostrar que a França e a Alemanha participavam plenamente no êxito [da cimeira de Bratislava] e queriam empenhar-se também totalmente na sua aplicação", explicou o chefe de Estado francês.

"É por essa razão que a chanceler e eu queremos informar-vos dos resultados desta cimeira e mostrar-vos que estamos conscientes da situação e dispostos a superar o desafio", prosseguiu Hollande, sublinhando que "a Europa pode e deve avançar assim que tenha prioridades claras que correspondam às expectativas dos europeus".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório