Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

NATO e Rússia discutem "redução dos riscos"

A NATO manteve hoje conversações com a Rússia em torno da questão de redução de riscos e de transparência, numa tentativa de apaziguar as tensões originadas pela crise ucraniana.

NATO e Rússia discutem "redução dos riscos"
Notícias ao Minuto

14:50 - 15/09/16 por Lusa

Mundo Conversações

"No âmbito do prosseguimento do nosso diálogo com a Rússia, o secretário-geral adjunto da NATO, o embaixador Alexander Vershbow, encontrou-se com o embaixador da Federação da Rússia [junto da Aliança] Alexandre Gruchko", indicou a NATO em comunicado.

"Discutiram as formas de aumentar a transparência e a redução dos riscos", precisou.

No decurso da cimeira de julho, os dirigentes dos países membros da NATO decidiram reforçar a presença militar da Aliança nos Estados do Báltico (Estónia, Letónia e Lituânia), e na Polónia. O objetivo consiste em "tranquilizar" estes países do ex-bloco de leste, limítrofes da Rússia, face a uma eventual atitude agressiva de Moscovo.

Vershbow disse a Gruchko que a NATO estava disposta a prosseguir o diálogo, sem no entanto infletir na sua política face à Rússia, indica o comunicado da Aliança.

"A nossa cooperação no plano prático permanece em suspenso devido às ações agressivas fomentadas pela Rússia face à Ucrânia", sublinha ainda o texto.

"Em simultâneo, decidimos deixar abertos os caminhos do diálogo político".

O comunicado precisa ainda que "o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, pretende discutir estes problemas e as próximas etapas com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros Serguei Lavrov num futuro próximo".

No início de agosto, a NATO disse observar "de perto e com inquietação" a nova escalada das tensões entre a Rússia e a Ucrânia, após os serviços secretos russos terem acusado Kiev de ter organizado "atentados" na Crimeia.

A anexação em março de 2014 da Crimeia pela Rússia desencadeou um nível de tensão entre a NATO e Moscovo inédito desde o final da Guerra fria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório