Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Responsáveis da Renfe e ADIF vão ao parlamento explicar acidente

Os presidentes da Renfe (comboios espanhóis) e da ADIF (infraestruturas ferroviárias espanholas) deverão comparecer no parlamento, em Madrid, para informar os deputados do acidente ocorrido na sexta-feira em O Porriño (Pontevedra), Galiza, onde morreram quatro pessoas.

Responsáveis da Renfe e ADIF vão ao parlamento explicar acidente
Notícias ao Minuto

10:46 - 12/09/16 por Lusa

Mundo Galiza

"Hoje mesmo estamos a ver a possibilidade de solicitar a comparência dos presidentes da ADIF e RENFE na Comissão de Fomento do Congresso dos Deputados, para que possam informar com todo o detalhe", revelou o ministro do Fomento e Justiça em funções, Rafael Catalá, em declarações à Rádio Nacional de Espanha, citado pela EFE.

Quatro pessoas morreram, entre os quais o maquinista português, no descarrilamento de comboio em O Porriño na última sexta-feira.

O comboio, com 63 passageiros, fazia o trajeto Vigo-Porto partilhado entre a CP (Comboios de Portugal) e a RENFE na linha conhecida com o nome "Celta", inaugurada em 2011.

Rafael Catalá precisou que os serviços jurídicos do seu ministério e do parlamento estão a avaliar qual será o melhor momento para a ida ao Congresso dos Deputados, "mas em todo o caso com caráter de urgência".

"Comprometi-me para que haja a máxima transparência e estamos a informar permanentemente os grupos parlamentares da evolução da situação e assim vamos continuar nas próximas semanas", assegurou o ministro.

Rafael Catalá estima que "se alguém pretende com um acidente em que houve a perda de vidas humanas e muitos feridos fazer política seria bastante rasteiro e impróprio".

A Espanha vive há oito meses com um governo de gestão, sem que os partidos políticos consigam formar um novo executivo.

Entretanto, a Galiza e o País Basco vão realizar eleições para os parlamentos regionais e há uma grande confrontação política, com declarações muito vivas sobre todos os assuntos de atualidade.

Segundo o governo regional da Galiza, nove de um total de meia centena de feridos no acidente de comboio ainda estavam no domingo a receber cuidados médicos em unidades hospitalares.

A Comissão de Investigação de Acidentes Ferroviários (CIAF) de Espanha está a investigar o acidente, nomeadamente a caixa negra do comboio.

A circulação na linha onde na sexta-feira descarrilou o comboio foi restabelecida no sábado e os destroços deverão ser removidos na terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório