Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Líderes da China e Japão vão reunir-se hoje

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai reunir-se hoje com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, após a cimeira do G20, numa altura de renovadas tensões entre os dois países, devido a disputas territoriais.

Líderes da China e Japão vão reunir-se hoje
Notícias ao Minuto

07:19 - 05/09/16 por Lusa

Mundo G20

"Existem questões difíceis entre o Japão e a China e, por isso, é importante que os líderes realizem uma troca honesta de opiniões e melhorem as relações", disse aos jornalistas Yoshihide Suga, o chefe de Gabinete do primeiro-ministro japonês.

O encontro vai-se realizar após o fim da cimeira do G20, que está a decorrer em Hangzhou, na costa leste da China.

Pequim e Tóquio vivem renovadas tensões, em torno da soberania do arquipélago Diaoyu (Senkaku para o Japão), no Mar da China Oriental.

A última vez que os dois líderes se encontraram foi em 2014, à margem do Fórum da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), num momento que ficou marcado pela forma fria com que se cumprimentaram.

As relações voltaram a deteriorar-se nos últimos meses, devido às críticas do Japão à postura da China no Mar do Sul da China, onde Pequim tem construído ilhas artificiais e instalações militares.

Abe criticou abertamente a China por recusar acatar com a decisão de um tribunal internacional, que ditou que as reclamações chinesas de quase todo o Mar do Sul da China não têm base legal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório