Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Cão resgatado com vida dos escombros nove dias após sismo em Itália

Romeo, um cão Golden Retriever, foi resgatado na sexta-feira à noite com vida dos escombros da casa dos seus donos, destruída pelo sismo em Itália, nove dias depois do tremor de terra que devastou o centro do país.

Notícias ao Minuto

16:44 - 03/09/16 por Lusa

Mundo Abalo

Os bombeiros que resgataram o animal divulgaram imagens do salvamento, onde se vê Romeo a ser retirado dos destroços, aparentemente sem qualquer sinal de nervosismo, tendo bebido os seus primeiros goles de água de uma garrafa que os bombeiros seguravam, depois de mais 230 horas soterrado, contou a AFP.

Depois de se tornar evidente que o Golden Retriever estava ileso, foi posto no chão pelos bombeiros, e, pelas próprias patas, desceu com ligeireza o monte de escombros ao encontro dos donos, que o aguardavam em lágrimas, depois de já terem perdido a esperança de o retiraram dos destroços com vida.

Os donos de Romeo estavam a dormir no segundo andar da sua casa, na pequena aldeia de San Lorenzo a Flaviano, quando o tremor de terra atingiu o centro de Itália.

Os donos conseguiram sair para a rua, mas Romeo, que dormia no primeiro andar, ficou preso dentro de casa.

Depois de procuraram o animal durante horas, os donos acabaram por ser evacuados da aldeia, para sua própria segurança.

O resgate inesperado aconteceu na sexta-feira à noite, quando os donos decidiram voltar a sua casa, acompanhados dos bombeiros, para tentar recuperar alguns bens essenciais do meio dos escombros.

Ouvindo as vozes dos donos no exterior, Romeo começou a ladrar.

Os cães têm protagonizado alguns momentos de emoção nas operações de resgate em Itália: Leo, um Labrador da polícia italiana, que participou nas buscas e ajudou a encontrar com vida Giorgia, uma criança de quatro anos, teve hoje direito, graças a isso, a uma audiência com o papa Francisco.

Já na passada semana tinha sido o convidado de honra de um encontro bilateral entre o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e a chanceler alemã Angela Merkel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório