Meteorologia

  • 09 OCTOBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Já há imagens da navegação do submarino português no Ártico. Ora veja

Vídeo foi partilhado pela Marinha Portuguesa nas redes sociais.

Notícias ao Minuto

20:13 - 06/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Marinha

A Marinha Portuguesa partilhou nas redes sociais imagens do submarino NRP Arpão a navegar nas águas do Oceano Ártico.

"Envie a sua mensagem de parabéns a toda a guarnição por este momento único", apelou a Marinha na publicação, após o navio se ter tornado no primeiro  submarino português a navegar debaixo do gelo do Ártico.

Pode ver o vídeo na galeria que acompanha esta notícia.

"O NRP Arpão tornou-se, se não no primeiro, num dos muito poucos submarinos convencionais a navegar debaixo do gelo, uma área normalmente reservada aos submarinos de propulsão nuclear. Permaneceu debaixo da placa de gelo num total de cerca de quatro dias, tendo também explorado a operação na Marginal Ice Zone, com grande densidade de gelo solto, zona essa com elevado valor tácito, área em que nenhum outro submarino do ocidente se atreveu a operar, desde a II grande Guerra, com total sucesso"", tinha indicado anteriormente a Marinha em comunicado.

O submarino 'Arpão' partiu da Base Naval de Lisboa no dia 03 de abril, com 36 militares a bordo, para participar na operação 'Brilliant Shield', da Aliança Atlântica. Na ocasião, o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, salientou que a "importância elevada" desta missão por se tratar da primeira vez que um submarino português vai operar "por baixo do gelo Ártico".

Em comunicado, a Marinha indica que em 28 de abril, o 'Arpão' largou do porto de Nuuk, na Gronelândia, "para a realização da Operação ÁRTICO 2024", que contou com a presença a bordo de Gouveia e Melo, "decano dos submarinistas no ativo".

No dia seguinte, passou o "mítico paralelo 66º33'N, que marca a fronteira do Círculo Polar Ártico, algo que à semelhança da passagem do Equador, é uma marca relevante para todos os marinheiros", destaca a Marinha, assinalando que "esta marca ainda não tinha sido alcançada pelos submarinistas portugueses".

O submarino voltou à superfície "em segurança" em 3 de abril e a Marinha salienta que esta foi "uma das maiores aventuras" deste navio até à data.

Leia Também: Arpão é o 1.º submarino português a navegar debaixo do gelo do Ártico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório