Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sobe para 35 número de civis mortos em ataque turco na Síria

O número de civis mortos no ataque das forças militares turcas no norte da Síria foi atualizado para 35 pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Sobe para 35 número de civis mortos em ataque turco na Síria
Notícias ao Minuto

11:23 - 28/08/16 por Lusa

Mundo Observatório

Antes, o observatório indicara 20 civis mortos e 50 feridos nos ataques aéreo e terrestre contra Jeb el-Koussa, uma aldeia situada no sul da região síria de Jarbalos.

O ataque insere-se na operação "Escudo do Eufrates", que visa eliminar o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e as milícias curdas na fronteira entre a Turquia e a Síria.

"Pelo menos 20 civis foram hoje mortos e 50 outros feridos por tiros de artilharia e ataques aéreos turcos em Jeb el-Koussa, uma aldeia situada no sul da região síria de Jarbalos", disse à agência France Presse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Por outro lado, "15 civis perderam a vida e outros 25 ficaram feridos, a maior parte com gravidade, nos bombardeamentos turcos perto da aldeia de Al-Amarné", igualmente ao sul de Jarablos, acrescentou.

Este é o ataque com maior número de mortos desde o início da operação "Escudo do Eufrades", na quarta-feira.

Segundo o OSDH, os bombardeamentos turcos concentram-se sobretudo no sul de Jarablos, o ex-feudo do EI junto à fronteira turca e a primeira localidade a cair nas mãos dos rebeldes apoiados por Ancara.

Jeb el-Koussa situa-se a 14 quilómetros a sul de Jarablos e é controlada por combatentes locais apoiados pelas forças curdas.

De acordo com o OSDH, vários combatentes foram também mortos nos bombardeamentos turcos, mas aquela Organização Não-Governamental não sabia ainda precisar quantos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório