Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Venezuela nomeia embaixador no Irão e anuncia novo dinamismo nas relações

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, designou, este sábado, o general Jesús González como novo embaixador do país no Irão, e anunciou o início de um novo dinamismo nas relações bilaterais entre Caracas e Teerão.

Venezuela nomeia embaixador no Irão e anuncia novo dinamismo nas relações
Notícias ao Minuto

06:45 - 28/08/16 por Lusa

Mundo Medidas

A decisão foi comunicada por Nicolás Maduro durante um encontro na capital com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, que chegou mais cedo àquele país sul-americano para terminar uma visita que o levou a Cuba, Nicarágua, Equador, Chile e Bolívia.

"Avançamos na cooperação bilateral e em temas em comum para o desenvolvimento económico (...). Vamos marcar um novo dinamismo das relações entre a Venezuela e o Irão", disse o chefe de Estado venezuelano, anunciando, de seguida, a criação de uma comissão especial de acompanhamento dos acordos entre ambas as nações.

No encontro, as autoridades dos bancos centrais do Irão e da Venezuela firmaram um acordo no domínio financeiro e uma declaração conjunta para "estreitar laços", segundo indicou a diplomacia venezuelana na rede social Twitter, sem facultar mais pormenores.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano destacou, por seu turno, o interesse de Teerão em "aprofundar e aumentar" as relações de cooperação com a Venezuela e com os restantes países da América Latina.

"É um prazer consolidar a cooperação económica entre a Venezuela e o Irão [que] têm relações amistosas, inspiradas na independência e resistência dos nossos povos", afirmou Mohammad Javad Zarif.

Em junho de 2015, o governo da Venezuela e uma delegação de altos representantes do Irão firmaram seis acordos de cooperação científica, tecnológica, económica e de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório