Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exército turco sofre primeira baixa na operação no norte da Síria

O exército da Turquia sofreu hoje a primeira baixa na operação no norte da Síria, apelidada de "Escudo Eufrates", quando dois tanques turcos foram atingidos por mísseis das milícias curdas do YPG, informou o canal de notícias CNN Turk.

Exército turco sofre primeira baixa na operação no norte da Síria
Notícias ao Minuto

21:05 - 27/08/16 por Lusa

Mundo Jarablos

O ataque aconteceu nas imediações da cidade de Jarablos (junto à fronteira turca), conquistada esta semana ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) por unidades do Exército Sírio Livre com a ajuda das forças turcas.

Segundo "fontes militares", citadas pela estação CNN Turk, os mísseis foram disparados de zonas controladas pela milícia peshmerga YPG (Yekineyen Parastina Gel ou Unidades de Proteção do Povo), a norte da cidade sitiada de Manbij, a oeste do rio Eufrates.

Um soldado turco morreu no ataque e outros três militares ficaram feridos.

A Turquia exigiu após a libertação de Jarablos a rápida retirada da milícia curda-síria, que considera como uma organização terrorista, para leste do rio Eufrates, afastando-se assim da fronteira turca.

Na noite de sexta-feira, o exército turco atacou com fogo de artilharia a partir do sul da Turquia as posições do YPG em Manbij.

A Turquia declarou a margem oeste do rio Eufrates como a "linha vermelha" para a presença das milícias curdas naquela zona, uma vez que rejeita a criação de um território autónomo curdo no norte da Síria, junto da fronteira turca.

Ancara lançou na madrugada de quarta-feira a operação "Escudo do Eufrates" em território sírio que visa simultaneamente o grupo extremista Estado Islâmico e os curdos, quer do Partido da União Democrática Curda (PYD), quer da milícia Unidades de Proteção do Povo (YPG).

A hostilidade turca em relação aos curdos coloca Ancara em oposição aos Estados Unidos, que apoiam e colaboram com os curdos na luta contra os 'jihadistas' na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório