Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Eslováquia proíbe patrulhas de extrema-direita que visam ciganos em comboios

A Eslováquia vai proibir patrulhas nas suas linhas ferroviárias de vigilantes de um partido da extrema-direita, que têm como alvo a grande minoria cigana do país, anunciou hoje o Governo.

Eslováquia proíbe patrulhas de extrema-direita que visam ciganos em comboios
Notícias ao Minuto

17:12 - 19/08/16 por Lusa

Mundo Medidas

Membros do Partido Popular -- A Nossa Eslováquia (L'SNS), da oposição de extrema-direita, começaram a patrulhar os comboios eslovacos em abril, depois de um rapaz de 16 anos ter atacado uma rapariga de 21 anos e lhe ter roubado a carteira.

O presidente e deputado do L'SNS, Marian Kotleba -- acusado por críticos de ser um neonazi --, classificou o agressor como um "extremista cigano".

O Governo de coligação do primeiro-ministro esquerdista, Robert Fico, apresentou um projeto de alteração à Lei Ferroviária que proibirá que quaisquer pessoas, que não a polícia, patrulhem as linhas de comboio, disse hoje Peter Bubla, porta-voz do Ministério da Justiça eslovaco, citado pela agência de notícias francesa AFP.

"O objetivo é eliminar a situação injustificável em que patrulhas paramilitares percorrem comboios públicos de passageiros", o representante governamental dos Assuntos dos Ciganos, Abel Ravasz.

"Estas patrulhas eram problemáticas sobretudo porque se destinavam a intimidar uma minoria -- os ciganos", acrescentou.

O deputado do L'SNS Milan Uhrik criticou ferozmente as alterações propostas, num 'post' na rede social Facebook: "Ninguém está a controlar os bêbedos e antissociais extremistas ciganos".

Espera-se que a legislação proposta seja facilmente aprovada no parlamento, onde a coligação de Fico ocupa 81 dos 150 lugares do hemiciclo. O partido L'SNS tem apenas 14 assentos parlamentares.

"Grupos que querem transmitir a ideia de que o Estado não é capaz de fazer o seu trabalho procurarão sempre impor a sua agenda extremista à sociedade", observou Bubla.

"Não tenho dúvidas de que se os impedirmos nos comboios, eles procurarão outras formas", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório