Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Quatro mortos e sete feridos em ataque a coluna militar na Turquia

Três soldados turcos e um "guarda de aldeia", milícia curda pró-Ancara, morreram e sete militares ficaram hoje feridos num ataque a uma coluna militar em Bitlis, no sudeste da Turquia, informou a agência noticiosa Anadolu.

Quatro mortos e sete feridos em ataque a coluna militar na Turquia
Notícias ao Minuto

13:13 - 18/08/16 por Lusa

Mundo Bitlis

A agência pró-governamental atribui o ataque, ocorrido numa zona rural do distrito de Hizan, aos "terroristas", modo como o Estado turco designa os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Dois outros atentados no leste da Turquia desde quarta-feira à noite foram atribuídos ao PKK.

Segundo o jornal Hurriyet, pelo menos três pessoas morreram hoje e uma centena ficou ferida quando um veículo armadilhado explodiu junto a uma esquadra da polícia em Elazig, no leste da Turquia.

Algumas horas antes, três pessoas tinham morrido num ataque semelhante na província de Van, no sudeste do país. A explosão de um carro armadilhado junto a uma esquadra de polícia causou ainda cerca de 120 feridos, informaram as autoridades.

As forças de segurança são alvo de ataques quase diários do PKK, depois do fim do cessar-fogo unilateral, na sequência do fracasso das negociações de paz com o governo turco, em julho de 2015.

A luta armada do PKK por uma maior autonomia para os mais de 12 milhões de curdos que vivem no país já fez mais de 40.000 mortos desde o seu início em 1984.

Perto de 600 polícias e soldados morreram em atentados apenas desde o final das tréguas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório