Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bombardeiros russos estacionados no Irão atacam ISIS na Síria

Bombardeiros russos estacionados na base aérea iraniana de Hamadan, no oeste do Irão, atacaram hoje posições de extremistas islâmicos na Síria, informou o ministério da Defesa russo.

Bombardeiros russos estacionados no Irão atacam ISIS na Síria
Notícias ao Minuto

10:42 - 16/08/16 por Lusa

Mundo Conflito

No ataque aéreo, o primeiro lançado pela Rússia a partir de território iraniano, participaram bombardeiros estratégicos Tu-22M3 e Su-34, indicou o ministério em comunicado.

Os aviões russos concentraram os ataques nas províncias de Alepo, Deir Ezzor e Idleb, onde destruíram cinco grandes arsenais, um campo de treino, três postos de comando e mataram "um grande número de guerrilheiros", acrescentou.

Os bombardeiros foram acompanhados na missão por caças russos, que saíram do aeródromo sírio de Khmeimim.

"Todos os aviões russos regressaram às bases depois de terminarem a missão com êxito", disse um porta-voz da Defesa à agência noticiosa russa Interfax.

O destacamento dos aviões russos na base de Hamadan vai permitir aos bombardeiros, que anteriormente partiam do sul da Rússia, reduzir em 60% o tempo de voo até aos objetivos e aumentar a carga de bombas.

A distância entre a base de Hamadan e a zona central da Síria é de cerca de 900 quilómetros.

De acordo com um órgão de comunicação libanês, a Rússia tem pelo menos três bombardeiros estratégicos destacados na base iraniana.

Na passada semana, os bombardeiros estratégicos russos efetuaram três ataques contra as posições do grupo extremista Estado Islâmico (EI) em várias regiões sírias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório