Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

EUA: 12 anos de cadeia para jovem que tentou juntar-se ao Daesh

Jaelyn Young chorou em tribunal quando ouviu a sentença, salienta a imprensa norte-americana.

EUA: 12 anos de cadeia para jovem que tentou juntar-se ao Daesh
Notícias ao Minuto

23:25 - 11/08/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Jaelyn Young

Jaelyn Young, uma estudante de faculdade norte-americana de 20 anos, foi condenada a 12 anos de cadeia por um juiz no Mississippi, nos Estados Unidos.

O noivo dela, Muhammad Dakhlalla, de 22 anos, ainda fica à espera de conhecer a sentença (será no próximo dia 24 de agosto) mas podemos esperar uma pena ainda mias pesada.

Muhammad Dakhlalla radicalizou e tentou juntar-se ao Daesh. Em março último, declarou-se culpado das acusações de terrorismo. Já Jaelyn Young admitiu ser culpada de ter colaborado.

Jaelyn Young converteu-se ao Islão após ter assistido a vídeos do autodenominado Estado Islâmico. A partir de março de 2015 começou a usar burqa. Em maio começou a pesquisar online sobre como viajar até à Síria.

O casal foi detido no aeroporto no que seria, supostamente, a sua viagem de lua-de-mel. Tinham nas mãos bilhetes para Istambul e esperavam atravessar a fronteira para a Síria, a partir da Turquia.

Jaelyn Young admitiu-se culpada e arrependida. Em tempos aluna do quadro de honra no liceu, podia ter levado uma pena até 20 anos. A defesa pediu que a pena não fosse tão pesada, dado ter mostrado arrependimento. Acabou condenada a 12 anos e chorou em tribunal quando ouviu a sentença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório