Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Líder supremo do Irão diz que EUA não respeitam acordo nuclear

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, disse na segunda-feira que os Estados Unidos da América (EUA) não cumprem o acordo nuclear que Teerão assinou com potências internacionais, sendo necessário desconfiar do "inimigo".

Líder supremo do Irão diz que EUA não respeitam acordo nuclear
Notícias ao Minuto

08:05 - 02/08/16 por Lusa

Mundo Teerão

A máxima figura religiosa e política do Irão, que falava perante centenas de pessoas de todo o país, na sua residência, disse que "inclusivamente os diplomatas e aqueles que acompanharam as negociações" do acordo afirmam que os Estados Unidos não estão a cumprir as promessas que fizeram e "ao mesmo tempo que falam suave e docemente, obstruem e prejudicam as relações económicas do Irão com outros países".

Khamenei referia-se a queixas reiteradas de autoridades iranianas em relação a alegas pressões dos EUA sobre instituições financeiras internacionais com o objetivo de impedir que trabalhem com Teerão, apesar do acordo nuclear, em vigor desde o início do ano, que estabeleceu o fim das sanções económicas ao Irão.

Tanto a União Europeia como os EUA têm dito publicamente que a banca europeia e norte-americana não estão proibidas de trabalhar com o Irão, mas apesar do fim das sanções têm sido poucos os bancos a mostrarem-se disponíveis e dispostos a operar no país.

Para o guia supremo do Irão, está provado que "é inútil negociar com os norte-americanos", dada a sua "falta de lealdade às promessas", e "é preciso desconfiar dos juramentos de Washington".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório