Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Nações Unidas querem reiniciar negociações sobre Sahara Ocidental

As Nações Unidas estão a preparar uma "proposta formal" para reiniciar as negociações sobre o Sahara Ocidental e consideram uma excursão à região, disse hoje um porta-voz.

Nações Unidas querem reiniciar negociações sobre Sahara Ocidental
Notícias ao Minuto

21:34 - 01/08/16 por Lusa

Mundo ONU

O enviado das Nações Unidas, Christopher Ross, tem estado em contacto com as partes interessadas, de modo a destacar "a necessidade de reativar o processo de negociações no Sahara Ocidental" e definir datas para uma visita, afirmou o porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq.

O Conselho de Segurança anunciou, no dia 26 de julho passado, o retorno às negociações para determinar o estatuto do Sahara Ocidental, um território disputado por Marrocos e pelos separatistas da Frente Polisário.

Estas conversações estão num impasse, apesar das quatro reuniões para negociações entre Rabat e a Frente Polisário, realizadas com a mediação da ONU.

O Conselho registou também progresso na resolução do litígio entre a ONU e Rabat que causou a expulsão de peritos civis da Missão da ONU no Sara Ocidental (MINURSO).

Agora, "não há nenhuma razão que impeça Christopher Ross de voltar à região para continuar os seus esforços de facilitação. Eu acho que ele pode voltar a qualquer momento", disse o porta-voz.

Marrocos expulsou, em março passado, a maioria dos membros civis da MINURSO, mas o reino aceitou recentemente o regresso de um grupo de 25 peritos.

A expulsão foi motivada por observações feitas pelo Secretário-Geral, Ban Ki-moon, durante uma visita a um campo de refugiados na Argélia.

Ban Ki-moon referiu-se a uma "ocupação" do Sahara Ocidental, enquanto Rabat considera a antiga colónia espanhola anexada em 1975 como parte do reino.

A missão MINURSO foi implantada em 1991 para controlar o cumprimento do cessar-fogo entre Marrocos e a Frente Polisário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório