Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"O Brasil está um caos". Manifestantes pedem fim da corrupção

Milhares de manifestantes protestaram hoje junto do Congresso brasileiro, em Brasília, pedindo uma intervenção militar no Brasil e o fim da corrupção e de medidas vistas como comunistas no Brasil.

"O Brasil está um caos". Manifestantes pedem fim da corrupção
Notícias ao Minuto

20:08 - 31/07/16 por Lusa

Mundo Brasil

Enquanto distribuía panfletos com a mensagem "Deus, pátria e família", Elaine Rocha disse à Lusa que decidiu participar no protesto pelo afastamento da Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff, e também pela "intervenção militar".

"São todos corruptos. O Brasil está um caos", lamentou, frisando que os três poderes - judicial, legislativo e executivo - estão mergulhados em corrupção e que não existe oposição política.

A funcionária pública de 60 anos recordou os tempos em que o Brasil viveu sob um regime militar - de 1964 a 1985 -, não como uma ditadura, mas como um tempo em que os brasileiros tinham melhores escolas públicas e segurança.

"Estamos na mão de uns canalhas, que fizeram uma verdadeira quadrilha para saquear o Brasil. Estou a falar do PT [Partido dos Trabalhadores] e do Lula [da Silva, ex-Presidente]", considerou, por seu lad, Gomercindo Lopes, dois dias depois de o ex-líder brasileiro ter sido constituído arguido por tentar obstruir a Justiça.

O octogenário lamentou também que a Universidade de Coimbra tenha atribuído o grau doutor 'Honoris Causa', em 2011, a Lula da Silva, que considerou ser um "analfabeto e ladrão".

"Se alguém foi incomodado na ditadura, é porque tinha alguma coisa para pagar", comentou.

O administrador de empresa João Bosco opinou que a intervenção militar seria preferível a eleições, porque seria "temporária", para posteriormente colocar no poder "pessoas escolhidas e honestas".

Na sua visão, hoje em dia não existe democracia no Brasil, porque impera o socialismo, que o PT implantou, ao "tirar de quem tem para dar a quem não tem", incluindo "filho de bandido", em vez de "mostrar para a população que é o trabalho que vai fazer as pessoas melhorarem a sua situação".

"Todos os Presidentes militares que governaram o Brasil saíram do governo da mesma forma que entraram, não enriqueceram. Aqui, todos os políticos estão podres de ricos e a população está a ir para o fundo do poço", comentou.

Já Marta Veras, que é contra a intervenção militar, defendeu tirar a corrupção do país e ver aplicadas "dez medidas contra a corrupção" no Congresso.

Cláudio Rodrigues, de 47 anos, também veio ao protesto contra o comunismo, contra o regresso de Dilma Rousseff e para defender "um Brasil livre de roubalheira".

Marcos Medeiros, de 35 anos, alertou que o Supremo Tribunal Federal "está a fazer o mínimo exigido para não ficar óbvio que não está a ajudar" ao processo de afastamento de Dilma Rousseff, que, na sua visão, já se arrasta há demasiado tempo.

A maioria dos entrevistados não acredita que Dilma Rousseff volte ao poder e, apesar de preferir o Presidente interino, Michel Temer, muitos não esquecem que ele estava ligado ao PT.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 5.000 pessoas participaram no protesto, onde muitas pessoas apareceram vestidas com as cores verde e amarela, as mesmas da bandeira brasileira, e em que se podiam ler também faixas em inglês, como "Fora o comunismo".

De acordo com agentes da polícia, um grupo contra Michel Temer também tentou entrar no local para protestar, mas a polícia decidiu impedi-los para evitar conflitos.

Segundo a imprensa brasileira, um pequeno grupo a favor do regresso de Dilma Rousseff distribuiu panfletos noutra zona de Brasília.

As várias manifestações pró e contra o afastamento de Dilma Rousseff de hoje, no Brasil e no exterior, incluindo Lisboa, ocorrem a semanas da votação final da destituição da Presidente no Senado e a dias cinco dias do Rio de Janeiro acolher os Jogos Olímpicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório