Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

ISIS, "feliz" com ataque em Munique, celebra morte de “infiéis"

Tiroteio em Munique não foi reivindicado mas já foi aplaudido pelos jihadistas.

ISIS, "feliz" com ataque em Munique, celebra morte de “infiéis"
Notícias ao Minuto

11:20 - 23/07/16 por Carolina Rico

Mundo Tiroteio

O autoproclamado Estado Islâmico não reivindicou o tiroteio em Munique que fez dez mortos contando com o atirador, mas aplaude o ataque nas redes sociais.

“Munique ainda não foi reivindicada pelo Estado Islâmico, mas tudo o que magoe infiéis deixa-nos felizes”, pode ler-se num Twitter de propaganda jihadista, citado pelo Daily Mail.

Diz-se também que ações como esta provam que o ISIS está a “expandir-se para a Europa” e que “toda a Europa está sob o nosso [do ISIS] ataque terrorista”.

Apesar de uma testemunha no local ter dito que o atirador de gritou “Allahu Akbar” (‘Deus é grande’) no restaurante onde disparou sobre crianças, não há ainda provas concretas que o liguem a quaisquer grupos terroristas.

Um vídeo filmado por uma testemunha a partir de uma varanda mostra o atirador a dizer “eu sou alemão, nasci aqui”, “seus malditos turcos”, “malditos estrangeiros”. São as suas únicas palavras conhecidas sobre as eventuais motivações do ataque.

O responsável por este ataque, Ali David Sonboly, de 18 anos, tinha dupla nacionalidade, alemã e iraniana.

Um especialista citado pelo Daily Mail afasta a hipótese de ligações a grupos terroristas com base na tese de que os jihadistas morrem a lutar o se fazem explodir. David suicidou-se com a pistola que usou no ataque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório