Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bebé de rinoceronte de subespécie ameaçada nascido este mês em França

O jardim zoológico de Améville, no leste da França, viu nascer no início do mês um bebé de rinoceronte-branco do sul, uma espécie protegida e em vias de extinção.

Bebé de rinoceronte de subespécie ameaçada nascido este mês em França
Notícias ao Minuto

17:09 - 13/07/16 por Lusa

Mundo Zoo

A fêmea batizada de Bayami pesa 40 quilogramas, mas ainda vai chegar às dimensões dos pais Benny e Yoruba, de duas toneladas e uma e meia, respetivamente.

A pequena Bayami faz parte de uma subespécie dos rinocerontes brancos do Sul, originária do sul da África, que já só tem 20.000 exemplares no mundo e é classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como "NT" (quase ameaçada).

Já a subespécie de rinocerontes-brancos do Norte é representada atualmente por apenas quatro.

O jardim zoológico de Améville emitiu um comunicado em que diz que a espécie é ameaçada pela medicina e farmacologia chinesa.

"Os caprichos da farmacopeia chinesa provoca a caça furtiva, pois um chifre de rinoceronte pode valer 300.000 euros aos caçadores", explica o comunicado.

Em dezembro de 2014, o zoológico também tinha festejado o nascimento de um rinoceronte branco do Sul macho, o Shango.

A 30 de junho, também nasceram no zoo três tigres brancos. Os bebés foram hoje examinados pela primeira vez por especialistas, que determinaram os seus sexos: duas fêmeas e um macho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório