Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

França acusa cúmplice de suspeito dos atentados em Paris

As autoridades francesas acusaram hoje Hamza Attou, que ajudou o suspeito principal dos atentados de Paris - Salah Abdeslam - a fugir para Bruxelas, disse hoje o procurador de justiça de Paris.

França acusa cúmplice de suspeito dos atentados em Paris
Notícias ao Minuto

15:43 - 30/06/16 por Lusa

Mundo Hamza Attou

O belga de 22 anos foi acusado de acompanhar Abdeslam de volta a Bruxelas pouco depois do grupo Estado Islâmico (EI) reivindicar os atentados na capital francesa de 13 de novembro, que provocou 130 mortos e centenas de feridos.

Outro homem, Mohamed Amri, também estava no carro quando eles passaram os últimos três controlos em França antes de atravessarem a fronteira na Bélgica.

França estava à espera da extradição de Amri, bem como de Ali Oulkadi, que deixou Abdeslam numa morada de Bruxelas no dia 14 de novembro.

A Bélgica entregou Attou a França na quarta-feira, disse o ministério público federal.

Abdeslam, o único sobrevivente do grupo dos 10 homens 'jihadistas' que atacaram Paris, foi extraditado para França em abril.

Attou contou aos investigadores belgas que Abdeslam chamou-o a ele e a Amri, a 13 de novembro, para lhes pedir para o irem ajudar "porque ele tinha tido um acidente", segundo uma fonte próxima do caso.

Garantiu que eles não sabiam do envolvimento de Abdeslam nos atentados até se terem juntado a ele em Paris.

A fonte revelou também que Abdeslam lhes disse que "era o único sobrevivente daqueles ataques" e que "eles iriam pagar pela morte" do seu irmão.

O irmão de Abdeslam -- Brahim -- fez-se explodir fora de um café parisiense durante os ataques.

Attou também disse que Abdeslam lhe contou que o cinto de explosivos falhou a detonar. Um cinto de explosivos não detonados com o ADN de Abdeslam foi encontrado num subúrbio do sul de Paris 10 dias depois dos ataques.

Quando chegaram a Bruxelas, Attou disse que levou Abdeslam a um mercado para comprar roupas novas e para cortar o cabelo antes de o levar a Oulkadi, que lhe mostrou uma casa segura na zona da cidade de Schaerbeek.

Amri e Attou foram presos a 14 de novembro no bairro de Molenbeek, em Bruxelas -- onde Abdeslam cresceu -- e foram julgados nesse país.

A Bélgica concordou em extraditar Attou para França no início de junho mas com a condição de que continuaria sob a custódia belga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório