Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bruxelas entrega mais apoios para ajuda na Turquia e na Grécia

A Comissão Europeia vai avançar com mais 110 milhões de euros para infraestruturas de apoio aos refugiados na Turquia, no âmbito do acordo entre os países da União Europeia (UE) e Ancara.

Bruxelas entrega mais apoios para ajuda na Turquia e na Grécia
Notícias ao Minuto

09:36 - 19/04/16 por Lusa

Mundo Migrações

Segundo uma nota hoje divulgada, o executivo comunitário precisou que 60 milhões dos 110 milhões de euros estão destinados a despesas com comida, cuidados de saúde e acomodação dos migrantes devolvidos à Turquia.

Outros 50 milhões de euros vão ser investidos em ajuda humanitária para os refugiados sírios, precisou a Comissão, que somou, até ao momento, 187 milhões de euros em ajudas a migrantes acolhidos na Turquia.

O comissário europeu que tutela a política de vizinhança, Johannes Hahn, já comentou que estas medidas garantem que os migrantes que regressam da Grécia à Turquia "recebem todo o apoio necessário".

Christos Stylianides, comissário responsável pela ajuda humanitária, lembrou que a ajuda europeia tem ocorrido desde o início da crise, sublinhando, porém, que os novos auxílios permitem "aumentar significativamente o apoio às pessoas para viverem com dignidade".

O comunicado de Bruxelas voltou a lembrar que este é financiamento para os refugiados na Turquia e não dinheiro entregue ao país.

Os fundos para ajudas aos refugiados começaram a ser executados em meados de março e integram-se num total de três mil milhões de euros, orçamentados pelos 28 para dois anos.

Face à sua posição geográfica, a Turquia tem sido o principal país de acolhimento e de trânsito para refugiados e migrantes, tendo registado mais de 3.1 milhões de requerentes a asilo.

Para os refugiados na Grécia, a Comissão Europeia anunciou a entrega de 83 milhões de euros, no âmbito do instrumento de apoio de emergência, foi também hoje anunciado.

Os fundos ficarão disponíveis para o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, Cruz Vermelha e seis organizações não governamentais, que trabalham com instituições locais.

Desde o ano passado, a Grécia recebeu 181 milhões de euros em fundos de emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório