Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo panamiano faz defesa feroz do seu vital setor financeiro

O Panamá fez hoje uma feroz defesa do seu vital setor de serviços financeiros, tentando evitar uma repressão internacional dos seus negócios 'offshore' após o escândalo causado pela divulgação dos "Documentos do Panamá".

Governo panamiano faz defesa feroz do seu vital setor financeiro
Notícias ao Minuto

21:51 - 06/04/16 por Lusa

Mundo Panamá

Os diplomatas acreditados no pequeno país da América Central foram chamados ao ministério dos Negócios Estrangeiros para ouvir governantes argumentarem que é injusto destacar o Panamá no escândalo.

"[Ouviram] a verdade sobre o Panamá", disse o secretário de Estado da Comunicação, Manuel Dominguez, citado pela agência de notícias francesa AFP.

O Governo também escreveu uma carta com palavras duras ao dirigente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Angel Gurria, atacando uma declaração deste em que descreveu o Panamá como "o último grande reduto que continua a permitir que se esconda dinheiro 'offshore' para fugir às autoridades fiscais e judiciais".

Acusações que o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Miguel Hincapié, classificou na carta como falsas, "injustas e discriminatórias".

Segundo Hincapié, o líder da OCDE e outros que confiaram na informação constante dos "Documentos do Panamá" estão a tentar "distorcer os factos e manchar a reputação do país".

O Panamá avisou também que poderá retaliar contra França se esta cumprir a promessa de voltar a pôr o país na sua lista negra de "paraísos fiscais" -- um estatuto que faria com que as transações no Panamá fossem encaradas como prováveis esquemas de evasão fiscal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório