Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 18º

Alpinista de 80 anos planeia terceira subida do Evereste

Um alpinista octogenário japonês anunciou esta sexta-feira que está a preparar-se para subir pela terceira vez o Monte Evereste, apesar dos problemas cardíacos.

Alpinista de 80 anos planeia terceira subida do Evereste
Notícias ao Minuto

16:25 - 22/03/13 por Lusa

Mundo Montanha

Yuichiro Miura, de 80 anos, vai partir para Katmandu na próxima semana, prevendo começar a subida de 8.848 metros em maio, para tentar repetir o recorde de 2003 - a pessoa mais velha a escalar a mais alta montanha do mundo -, data em que chegou ao topo do Evereste com 70 anos.

"Quanto tinha 75 anos, fiz o mesmo e compreendi que nada é impossível", disse o aventureiro em Tóquio.

"Fazer uma nova tentativa aos 80, vai aumentar a minha coragem, força de vontade e motivação, resultando num tratamento contra o envelhecimento", sublinhou.

O recorde de 2003 foi quebrado em 2007, quando o compatriota Katsusuke Yanagisawa chegou ao topo do Evereste com 71 anos.

Miura conquistou o Evereste uma segunda vez, em maio de 2008, um dia depois de Min Bahadur Sherchan ter atingido o cume aos 76 anos. O nepalês é actualmente o detentor do recorde mundial, de acordo com o Guinness World Records.

"Não me interessa muito o recorde mundial", disse Miura, que sofre de arritmia cardíaca. "O recorde existe para ser ultrapassado".

Em 1970, Miura fez as manchetes mundiais por ser a primeira pessoa a descer o Evereste em esquis, a partir dos oito mil metros até ao South Col (Desfiladeiro do Sul, a 7.906 metros).

A descida, conseguida com o auxílio de paraquedas, foi documentada no filme de 1975 "The Man Who Skied Down Everest", que ganhou o Oscar para o melhor documentário.

Miura Keizo, pai de Yuichiro, desceu o Monte Branco, nos Alpes (Europa), aos 99 anos. Morreu há sete anos com 101.

"Comecei a pensar subir ao Evereste quando tinha 65. Era um objectivo ao qual me podia dedicar", afirmou.

Em Novembro passado e no final de Janeiro deste ano, o alpinista foi submetido a uma intervenção cirúrgica para corrigir a arritmia, tal como havia feito antes da expedição de 2008. Em 2009 sofreu um acidente, no qual fracturou a bacia.

Miura não é o único elemento da envelhecida sociedade japonesa a desafiar a barreira da idade nos desportos e aventura.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto passado, o participante mais idoso era o cavaleiro japonês Hiroshi Hoketsu, com 71 anos. Na altura, afirmou não ter qualquer intenção de se reformar.

A pessoa mais idosa do mundo é Jiroemon Kimura, de 115 anos, residente em Quioto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório