Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Destino de Bashar al-Assad ainda excluído das conversações de paz

A questão em torno do destino do Presidente sírio Bashar al-Assad permanece "excluída" das conversações de paz sobre a Síria, afirmou hoje Bashar Jaafari, chefe da equipa negocial do regime de Damasco e embaixador sírio na ONU.

Destino de Bashar al-Assad ainda excluído das conversações de paz
Notícias ao Minuto

19:00 - 21/03/16 por Lusa

Mundo Damasco

"O Presidente al-Assad não tem nada a ver com as discussões entre as partes sírias. Está (...) excluído", referiu Jaafari em declarações aos 'media', após um novo encontro em Genebra com Staffan de Mistura, o enviado especial da ONU para a Síria.

O regime sírio, pressionado pela ONU, iniciou hoje na cidade suíça uma segunda semana de discussões indiretas com uma oposição determinada em abrir os dossiês mais problemáticos, com destaque para o destino de al-Assad.

Após um fim de semana de pausa, De Mistura retomou hoje as consultas na esperança de encontrar uma saída política para uma guerra que já provocou 270.000 mortos e milhões de refugiados e deslocados.

O diplomata tem exigido à delegação de Damasco medidas concretas, em particular sobre o "órgão de transição que, segundo o roteiro fixado pela ONU, deve surgir em Genebra.

Staffan de Mistura já definiu esta questão como "a mãe de todas as batalhas", e após as anteriores tentativas de negociações terem ficado bloqueadas neste ponto.

Para Damasco, este órgão deve assemelhar-se a um governo alargado a alguns ministros da oposição, mas sempre dirigido por al-Assad. A oposição exige um órgão com plenos poderes e sem a presença do atual Presidente sírio.

Para detalhar a sua posição, o Alto comité das negociações (HCN), principal coligação da oposição, deve voltar a reunir-se na terça-feira com De Mistura, que já elogiou as suas propostas "substanciais".

A equipa do HCN reforçou-se hoje com a chegada a Genebra do seu coordenador, Riad Hijab.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório