Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro-ministro indiano efetua visita surpresa ao Paquistão

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chegou hoje à residência do seu homólogo paquistanês na cidade de Laore, leste do Paquistão, na primeira visita em 11 anos de um máximo dirigente indiano ao país vizinho.

Primeiro-ministro indiano efetua visita surpresa ao Paquistão
Notícias ao Minuto

14:15 - 25/12/15 por Lusa

Mundo Narendra Modi

Apenas duas semanas após os dois países terem concordado iniciar um diálogo de paz, Modi foi recebido por Sharif à chegada ao aeroporto da capital cultural do Paquistão, de acordo com as imagens difundidas pelas televisões locais.

Outros altos responsáveis do Governo, incluindo o ministro das Finanças, Ishaq Dar, o secretário dos Negócios Estrangeiros, Aizaz Ahmad Chaudhry, estiveram presentes à chegada de Modi ao aeroporto.

Os dois primeiros-ministros viajaram juntos de helicóptero em direção ao palácio de Raiwind, onde Modi foi recebido pelos filhos do Sharif, Hasan e Husain Nawaz Sharif.

A Índia e o Paquistão anunciaram há duas semanas o início de um diálogo de paz sobre o terrorismo e a região de Caxemira, após o anterior processo iniciado em 2004 ter sido cancelado em 2008 na sequência dos atentados de Mumbai (Bombaim), com Nova Deli a acusar os serviços secretos paquistaneses de envolvimento.

A decisão sobre o reinício do diálogo ocorreu na sequência de uma reunião dos seus assessores de Segurança Nacional sobre terrorismo e segurança em Banguecoque, um ato inicialmente previsto para agosto em Nova Deli e que tinha sido suspenso entre fortes acusações mútuas que suspenderam os contactos institucionais.

Sharif e Modi tentaram uma reaproximação entre os dois países desde a tomada de posse do primeiro-ministro indiano em 2014, e que, num gesto sem precedentes, contou com a presença do seu homólogo.

Os dois líderes voltaram a reunir-se por diversas vezes, a última durante a Cimeira do Clima em Paris no final de novembro, apesar de não terem acertado posições para o início do diálogo.

Desde a independência do império britânico em 1947 que os dois países mantêm uma disputa na região de Caxemira, dividida entre os dois países e que já motivou diversas guerras e conflitos em menor escala, com frequentes violações do cessar-fogo na volátil fronteira dessa região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório