Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bagdade pede à Turquia para retirar já forças do Iraque

Bagdade apelou hoje a Ancara para retirar "imediatamente" as suas forças do Iraque, após o destacamento de soldados turcos para as proximidades de Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, revela um comunicado oficial.

Bagdade pede à Turquia para retirar já forças do Iraque
Notícias ao Minuto

09:00 - 05/12/15 por Lusa

Mundo Soldados

As autoridades iraquianas pedem à Turquia para retirarem "imediatamente" as tropas enviadas para treinar grupos armados iraquianos "sem o aval do Governo" de Bagdade, refere um comunicado do gabinete do primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi.

"Temos a confirmação de que forças turcas, nomeadamente um regimento armado com tanques e artilharia, entraram em território iraquiano (...) alegadamente para treinar grupos iraquianos sem pedido ou autorização das autoridades federais iraquianas", refere a mesma nota.

Acrescenta ainda que o destacamento "é considerado uma grave violação da soberania iraquiana".

Os 'media' turcos relataram que cerca de 150 militares, apoiados por 20 a 25 tanques, foram enviados, por terra, para a área de Bashiqa, a nordeste de Mossul.

Com cerca de dois milhões de habitantes, a segunda maior cidade do Iraque, foi tomada pelo movimento extremista Estado Islâmico em junho de 2014 e, desde então, as forças de segurança iraquianas e numerosos voluntários de diversos coletivos étnicos e religiosos formaram milícias dispostas a recuperar a cidade.

As forças 'peshmerga' (combatentes curdos) encontram-se destacadas na área, sendo que, segundo a agência noticiosa turca Anatolia, os soldados estariam na zona para os treinar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório