Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Tropas lideradas pelos EUA na Síria sem apoio global

O primeiro-ministro australiano afirmou hoje não haver apoio global para uma eventual força terrestre liderada pelos EUA na Síria para destruir o autoproclamado Estado Islâmico, apesar de notar que nunca houve tanta determinação para derrotar os jihadistas.

Tropas lideradas pelos EUA na Síria sem apoio global
Notícias ao Minuto

07:00 - 24/11/15 por Lusa

Mundo Malcolm Turnbull

Têm sido crescentes os apelos em Camberra para o envio de tropas para a Síria que combatam a ameaça do grupo Estado islâmico (EI) e de outros grupos extremistas.

Contudo, depois de participar numa série de cimeiras recentes, o primeiro-ministro Malcolm Turnbull afirmou, num discurso sobre segurança nacional no parlamento, que não existe vontade para apoiar uma iniciativa do género.

"O consenso dos líderes com os quais me encontrei no G20, APEC e na cimeira da ASEAN é o de que não há atualmente nenhum apoio relativamente a um grande exército ocidental, liderado pelos Estados Unidos, para tentar conquistar as áreas controladas" pelo Estado Islâmico, disse.

Estas declarações fazem eco de uma postura idêntica por parte do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que afirmou na cimeira do G20 da semana passada, na Turquia, que os líderes do ISIS "não encontrarão abrigo seguro em nenhum lugar" e prometeu uma implacável perseguição do grupo, mas sem que tal implique o envio de tropas norte-americanas para o terreno.

A Austrália tem estado ativa no Iraque há meses e, recentemente, começou a fazer ataques aéreos na Síria.

Turnbull afirmou que "consciente de que a Austrália tem uma série de prioridades em matéria de segurança em todo o mundo e na própria região, não há atualmente planos para uma mudança significativa no nível ou na natureza do compromisso militar da Austrália no Iraque e na Síria".

"O atual conselho ao governo é o de que o destacamento unilateral de tropas de combate australianas para o terreno no Iraque e na Síria não é viável ou prático", acrescentou o primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório