Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Parte em conflito na Líbia rejeita governo de unidade proposto pela ONU

O governo não reconhecido pela comunidade internacional na Líbia rejeitou hoje a proposta de executivo de unidade nacional proposto pelo emissário na ONU, na busca de uma saída política do conflito.

Parte em conflito na Líbia rejeita governo de unidade proposto pela ONU
Notícias ao Minuto

20:18 - 12/10/15 por Lusa

Mundo Tripoli

"Esse governo é rejeitado" porque "aprofunda as divisões entre os líbios", declarou hoje à agência noticiosa France Presse (AFP) Mahmud Abdel Aziz, membro do Congresso Geral Nacional (CGN), o parlamento com sede em Tripoli.

O emissário das Nações Unidas para a Líbia, Bernardino León, anunciou na sexta-feira ter sido encontrado um consenso sobre o nome do primeiro-ministro, Fayez el-Sarraj, e de 17 ministros de um governo de união nacional.

Este anúncio surgiu após diversos meses de negociações na estação balnear de Skhirat, em Marrocos, entre as duas partes rivais líbias e numerosos representantes da sociedade civil.

O parlamento reconhecido pela comunidade internacional, sediado em Tobruk (leste) tinha prevista uma reunião para o fim da tarde de hoje destinada a abordar a proposta do diplomata espanhol Bernardino León, indicou à agência noticiosa AFP o deputado Ali Tekbali, deixando entender que a poderia rejeitar.

O emissário da ONU "quer impor-nos um facto consumado", disse Tekbali, ao considerar que esse governo seria uma "fonte de divisões e não de unidade".

A rejeição da proposta contraria os apelos de diversos responsáveis internacionais. O CGN propôs uma série de alterações ao acordo de paz proposto pela ONU e declarou por diversas vezes que não assinaria o texto antes da elaboração de um acordo final.

Entre as condições do CGN inclui-se o respeito pela deliberação do Supremo Tribunal de Tripoli, que invalidou a existência do parlamento que se instalou em Tobruk.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório