Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Putin "quer jogar poker" mas "o Ocidente não é bom a fazer bluff"

“Putin tem negado o futuro à Rússia, destruindo a economia, apesar do dinheiro disponível para o investimento”, considera o ativista que esteve em Portugal para a 4ª edição das Conferências do Estoril.

Putin "quer jogar poker" mas "o Ocidente não é bom a fazer bluff"
Notícias ao Minuto

16:52 - 25/05/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Garry Kasparov

O dissidente russo, Garry Kasparov, considera que Vladimir Putin é “um vírus pior que Hitler”, um “ditador” que “precisa de caos, precisa do conflito", liderando um país onde a “corrupção se tornou um sistema”.

Em entrevista à Rádio Renascença, Garry Kasparov acusou os países europeus de estarem a ser “estúpidos” por “continuarem a fazer negócios” com a Rússia. “Essa posição acabará por prejudicá-los, porque a Ucrânia é a última paragem, antes de Putin avançar para outros países da NATO”.

“Ele não joga pelas regras, como no xadrez. Ele quer jogar poker porque pode fazer bluff. E, infelizmente, o Ocidente não é assim tão bom a fazer bluff”, disse o ativista político, admitindo, contudo, que gostava de poder voltar ao seu país de origem.

Na década de 1980, o opositor russo tornou-se mundialmente conhecido quando, aos 22 anos, se tornou no mais jovem campeão do mundo de xadrez pela ex-URSS.

Forte opositor ao regime de Putin, escolheu o exílio em 2013, e acredita não ser possível “minar o sistema” internamente sem sacrificar a própria vida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório