Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 19º

Ucrânia energeticamente independente dentro de dois anos

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, afirmou hoje que dentro de dois anos a Ucrânia vai deixar de depender do gás natural da Rússia.

Ucrânia energeticamente independente dentro de dois anos
Notícias ao Minuto

16:32 - 21/01/15 por Lusa

Mundo Poroshenko

Poroshenko, que falava no Fórum Económico Mundial de Davos, apontou por outro lado a presença de 9.000 tropas russas no leste da Ucrânia em apoio dos separatistas pró-russos que combatem o exército ucraniano.

"Tenho a certeza absoluta de que dentro de dois anos vamos ser absolutamente independentes da energia da Rússia", disse.

"Temos um novo meio de receber o gás europeu. Vamos ter tecnologia de gás de xisto dentro do país", acrescentou.

A Ucrânia depende grandemente do gás russo, mas os dois países estão em conflito acerca do preço do gás, que Moscovo elevou consideravelmente no contexto da crise com Kiev.

Sobre a presença russa no leste do país, onde um conflito com rebeldes pró-russos matou 4.800 pessoas desde abril de 2014, Poroshenko assegurou que há "mais de 9.000 tropas da Federação Russa" em território ucraniano, "incluindo mais de 500 tanques e veículos de artilharia pesada e de transporte de tropas".

O presidente ucraniano reiterou que uma solução para o conflito está nas mãos da Rússia -- que tem negado dar apoio no terreno aos separatistas, apesar de a NATO ter divulgado imagens de satélite que alegadamente comprovam a presença de forças russas.

"A solução é muito simples. Parem de fornecer armas. Parem de fornecer munições. Retirem as tropas e fechem a fronteira. É um plano de paz muito simples", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório