Quénia exuma mais corpos perto de local de culto onde já foram recuperados 400

As autoridades do Quénia exumaram cinco corpos que estavam em sepulturas perto do local onde mais de 400 corpos de seguidores de uma seita extremista foram recuperados há dois anos.

Extensa rachadura no Quênia indica que a África poderá se dividir ao meio

© Shutterstock

Lusa
22/08/2025 13:52 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Quénia

O médico legista do governo, Richard Njoroge, disse na quinta-feira que também foram recuperadas 10 partes de corpos humanos, espalhadas em matagais próximos na área de Kwa Binzaro, no condado de Kilifi, a cerca de 2 quilómetros do local do culto Shakahola, e que a exumação continuaria hoje.

 

A operação de exumação, liderada por detetives da polícia criminal, peritos forenses e patologistas, também revelou 27 valas comuns, aumentando o receio de que mais corpos possam estar enterrados na área, à medida que as investigações sobre as causa da morte avançam.

Em 2023, mais de 400 corpos foram exumados de sepulturas rasas na área de Shakahola, no condado de Kilifi, onde o pastor Paul Mackenzie instruiu os seus seguidores a morrerem de fome para "encontrar Jesus".

Mackenzie foi preso e acusado de homicídio, e está sob custódia à espera de julgamento, escreve a agência espanhola de notícias, a Efe.

Onze pessoas, que se acredita serem ex-seguidores de Mackenzie, foram presas em conexão com a nova descoberta de corpos, mas ainda não foram acusadas.

As organizações religiosas extremistas são relativamente comuns no Quénia, tendo havido já investigações a seitas que se assemelham a cultos, alguns deles defendo práticas como impedir os seguidores de procurarem tratamento médico ou seguirem os estudos, conclui a Efe.

Leia Também: Caos e violência no regresso ao Quénia de ex-vice-presidente. As imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas