ONU declara fome na Cidade de Gaza: "Condições catastróficas"

Segundo a ONU, há mais de 500 mil pessoas a enfrentar "condições catastróficas caracterizadas por fome, miséria e morte". Em contrapartida, Israel diz que o relatório "baseia-se em mentiras do Hamas".

cidade de Gaza, ataque aéreo

© Mahmoud Issa/Anadolu via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
22/08/2025 10:15 ‧ há 2 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Médio Oriente

A Classificação de Fases de Segurança Alimentar Integrada (IPC), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliação da gravidade das crises de fome, declarou, esta quinta-feira, fome na Cidade de Gaza. 

 

"A fome foi confirmada na província de Gaza, com previsão de se expandir para as províncias de Deir al-Balah e Khan Younis até o final de setembro", anunciou o organismo, sediado em Roma, num comunicado.

A declaração foi feita após meses de alertas sobre uma situação de fome no território palestiniano devastado por uma ofensiva de Israel desde outubro de 2023.

"Esta é uma fome que poderíamos ter evitado se nos tivessem permitido. No entanto, os alimentos acumulam-se nas fronteiras devido à obstrução sistemática de Israel", afirmou Tom Fletcher, responsável pela coordenação dos assuntos humanitários das Nações Unidas, numa conferência de imprensa em Genebra.

Segundo o IPC, há mais de 500.000 pessoas a enfrentar "condições catastróficas caracterizadas por fome, miséria e morte". Há ainda "outros 1,07 milhões de pessoas — mais da metade da população — enfrentam níveis de emergência de insegurança alimentar aguda".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel já veio afirmar que "não há fome em Gaza" e acusou a agência a ONU de se basear em "mentiras do Hamas".

"A IPC acaba de publicar um relatório 'feito sob medida' para a campanha enganosa do Hamas", destacou num comunicado, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP), acrescentando que o relatório "baseia-se em mentiras do Hamas, propagadas por organizações com interesses pessoais".

Israel nega fome em Gaza e acusa ONU de ouvir

Israel nega fome em Gaza e acusa ONU de ouvir "mentiras do Hamas"

Israel rejeitou hoje que haja fome em Gaza como foi declarado pela ONU, que acusou de se ter baseado "nas mentiras do Hamas", o grupo extremista palestiniano que controla a Faixa de Gaza.

Lusa | 11:31 - 22/08/2025

Para decidir se a situação é de fome, as Nações Unidas recorrem às suas agências especializadas sediadas em Roma - o Programa Alimentar Mundial (PAM) e a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) -, que, por sua vez, dependem de uma ferramenta técnica: o IPC, que se baseia numa escala de padrões científicos internacionais.

Saiba os critérios da ONU para declarar fome

Saiba os critérios da ONU para declarar fome "iminente" em Gaza

As Nações Unidas (ONU), que temem uma "fome generalizada quase inevitável" no norte da Faixa de Gaza, utilizam critérios rigorosos para declarar fome num território específico.

Lusa | 09:05 - 02/03/2024

Numa nota na rede social X, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhamon Ghebreyesus, alertou que "esta desnutrição generalizada, causada pelo homem, significa que mesmo doenças comuns e geralmente leves, como a diarreia, estão a tornar-se fatais, especialmente para as crianças".

"Gaza precisa de ser urgentemente abastecida com alimentos e medicamentos. Os bloqueios à ajuda humanitária têm de acabar!", frisou.

Sublinhe-se que a guerra em Gaza foi desencadeada pelo ataque de 7 de outubro de 2023 do Hamas no sul de Israel, que causou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns.

A ofensiva israelita que se seguiu ao ataque provocou mais de 62.100 mortos até agora, segundo dados do governo do Hamas, que controla o território desde 2007.

O grupo extremista é qualificado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

[Notícia atualizada às 10h47]

Leia Também: Ataques israelita fizeram 37 mortos em Gaza nas últimas horas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas