Jovem que incendiou check-in em aeroporto de Milão fê-lo por "vingança"

O homem que incendiou um balcão de check-in do Aeroporto de Milão-Malpensa, em Itália, fê-lo por "vingança". No dia 16 de agosto, o maliano foi impedido de embarcar num voo com destino à Arábia Saudita, por suspeitas de ter um passaporte falso.

Jovem que incendiou check-in em aeroporto de Milão fê-lo por "vingança"Vídeo

© BGatesIsaPyscho/ X (antigo Twitter)

Daniela Filipe
21/08/2025 23:49 ‧ há 3 horas por Daniela Filipe

Mundo

Itália

O jovem de 28 anos que, na quarta-feira, incendiou um balcão de check-in do Aeroporto de Milão-Malpensa, em Itália, fê-lo por “vingança”. É que, no dia 16 de agosto, tinha sido impedido de embarcar num voo com destino à Arábia Saudita, por suspeitas de ter um passaporte falso.

 

Natural do Mali, o homem identificado como Aboubakar Traoré reside em Milão com uma autorização de residência por proteção internacional subsidiária, de acordo com a agência ANSA.

Aliás, um dia antes de manifestar a sua ira contra o aeroporto, o maliano foi detido por ter destruído a vitrine de uma loja com um martelo, também em Milão.

Recorde-se que, pelas 10h30 de quarta-feira (hora local), o jovem derramou gasolina sobre os balcões de check-in do Terminal 1, que incendiou. Depois, destruiu os monitores com um martelo, provocando um ruído semelhante ao de tiros.

“Vi o balcão de check-in em frente ao meu em chamas. Ouvi um barulho de explosões e vi um homem com uma camisola branca, uma máscara cirúrgica azul e um chapéu a gritar. Foi então que comecei a correr pela minha vida, segurando a mão do meu marido”, disse Sophie, uma turista britânica, ao Mirror.

Fabiola Gomes, que estava no aeroporto para ir buscar um familiar, foi a autora das imagens que correram o mundo. A mulher disse à BBC que, a dado momento, viu “chamas por toda a parte” e “um rapaz com um martelo” a bater no balcão, tendo ficado “muito assustada”.

Veja. Aeroporto de Milão evacuado após homem incendiar zona de 'check-in'

Veja. Aeroporto de Milão evacuado após homem incendiar zona de 'check-in'

Um homem foi detido depois de incendiar a zona de 'check-in' no aeroporto de Milão, em Itália. Tentou ainda destruir um cartaz com um martelo e foi travado por um homem, sendo depois imobilizado até à detenção.

Ana Teresa Banha | 17:29 - 20/08/2025

Apesar do aparato, que levou à evacuação do terminal pela propagação do fumo, não se tratou de um ataque com motivações terroristas, como inicialmente equacionado.

Enquanto um funcionário procurava apagar as chamas, um trabalhador da Sea, empresa responsável pela gestão dos aeroportos milaneses, atirou-se sobre o jovem, com um extintor como escudo. Tentou também que o agressor largasse o martelo, mas os seus esforços não tiveram frutos. Ainda assim, o maliano foi desarmado e detido pelas autoridades pouco depois.

“Os transtornos para os passageiros foram limitados. Dito isto, não é fácil imobilizar imediatamente um indivíduo exaltado apenas com as mãos. Com instrumentos que pudessem impedir a sua ação, os danos ao aeroporto teriam sido menores”, considerou o presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil Italiana (ENAC), Pierluigi Di Palma, em declarações à ANSA.

O jovem foi esta quinta-feira presente às autoridades judiciárias, tendo ficado detido por dano qualificado.

Leia Também: Veja. Aeroporto de Milão evacuado após homem incendiar zona de 'check-in'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas