Um motim numa prisão em Tuxpan, no estado mexicano de Veracruz, fez pelo menos oito mortos e dez feridos. Os tumultos aconteceram no sábado. Começaram a meio da tarde, tendo durante cerca de 16 horas.
Segundo o que explicam as publicações internacionais, um grupo de detidos tomou controlo de algumas áreas da prisão e iniciou um incêndio no interior, que só terminou quando uma equipa especial foi chamada para atuar no local, conseguindo entrar na prisão às 9 horas de domingo.
O motim terá começado depois de vários detidos acusarem um grupo apelidado de La Sombra de extorsão dentro da prisão.
De acordo com o que a imprensa explica, uma das vítimas mortais ainda foi hospitalizada, mas devido à gravidade dos ferimentos acabou por morrer.
#ULTIMAHORA || Se registra un motín en el Cereso de #Tuxpan, Veracruz, desatado por abusos, extorsiones y cobros de piso atribuidos a un grupo criminal apodado “Sombra”. En la zona ya se despliega un un operativo militar y policiaco. #Noticias #Veracruz #Puebla #Violencia pic.twitter.com/YcYnclc1Dp
— Janeth León M (@janethleontv) August 3, 2025
Segundo o que explica a publicação El Economista, desde janeiro que houve 17 pessoas assassinadas em prisões do México. Entre janeiro e junho houve, pelo menos, 194 rixas dentro da prisão, com pouco mais de 800 detidos a estarem envolvidos nas diferentes situações. No período em análise, 131 pessoas ficaram feridas e nove morreram, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança e Proteção ao Cidadão.
Antes deste motim em Tuxpan, fevereiro foi o mês mais violento, sete detidos a morrerem em confrontos em Tabasco.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Trump anuncia período de negociação de 90 dias com o México