Procurar

Exército israelita afirma ter intercetado míssil lançado do Iémen

O exército israelita anunciou hoje a interceção de um míssil disparado do Iémen em direção a Israel, onde soaram sirenes de alerta em várias zonas.

Exército israelita afirma ter intercetado míssil lançado do Iémen

© Forças de Defesa de Israel

Lusa
04/08/2025 23:54 ‧ há 1 mês por Lusa

"Um míssil lançado do Iémen foi intercetado pela Força Aérea israelita", referiram as Forças de Defesa de Israel (IDF) em comunicado.

 

As IDF anunciaram na semana passada a interceção de vários mísseis disparados pelos rebeldes iemenitas Huthis do Iémen, aliados do Irão, em direção a Israel.

Na sexta-feira, o exército israelita afirmou ter intercetado um míssil proveniente do Iémen, cujo lançamento foi reivindicado pelos Huthis, tendo como alvo o aeroporto Ben Gurion, perto de Telavive.

No Iémen, os Huthis afirmaram em comunicado que realizaram uma "operação militar" visando o aeroporto Ben Gurion, "na região ocupada de Jaffa", utilizando um míssil balístico hipersónico "Palestina 2".

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em 07 de outubro de 2023, os rebeldes Huthis lançam regularmente mísseis contra Israel, a maioria dos quais é intercetada antes de entrar no espaço aéreo israelita.

Os Huthis também atacaram navios que consideram estar ligados a Israel, afirmando agir em solidariedade com os palestinianos.

Em resposta, Israel bombardeou várias vezes infraestruturas sob o controlo huthi, nomeadamente o porto de Hodeida, já alvo de um ataque a 07 de julho.

Os Huthis, que controlam a capital Sanaa e outras partes do Iémen, país em guerra desde 2014 e o mais pobre da Península Arábica, fazem parte da aliança contra Israel criada por Teerão, que inclui outros grupos como o Hezbollah no Líbano e o Hamas palestiniano.

Leia Também: Eurodeputados pedem suspensão de relações comerciais com Israel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10