A votação do novo mapa falhou por falta de quórum após dezenas de congressistas democratas da Câmara de Representantes estadual, dominada pelos republicanos, abandonarem o estado, apesar de uma ameaça do governador republicano, Greg Abbott, de lhes retirar os seus lugares se o fizessem.
A revolta dos democratas no congresso do Texas --- muitos dos quais fugiram no domingo para o Illinois ou Nova Iorque --- e a ameaça de Abbott intensificaram uma disputa crescente, após os republicanos avançarem com uma alteração dos distritos que, segundo a agência AP, aumenta a possibilidade de elegerem mais cinco membros do Congresso em Washington, em circunscrições onde têm ganho candidatos democratas.
A indignação estende-se a diversos governadores democratas que anunciaram que, em retaliação, estão a considerar a possibilidade de redesenhar os mapas eleitorais dos seus próprios estados.
Apesar de os democratas não lhe reconhecerem poderes para tal, o governador Greg Abbott afirmou que começará hoje mesmo a tentar destituir os deputados democratas, se não regressarem ao estado.
Abbott sugeriu, sem apresentar provas, que alguns legisladores democratas que abandonaram o estado "perderam os seus lugares" e podem ter cometido crimes graves.
Os cinco lugares adicionais no Texas nas intercalares de 2026 aumentariam as hipóteses de os republicanos preservarem a sua atual pequena maioria na Câmara dos Representantes em Washington, algo que não conseguiram fazer nas de 2018, durante a primeira presidência de Donald Trump.
No Texas, os republicanos detêm atualmente 25 dos 38 lugares.
Numa entrevista à Fox News, Abbott defendeu que o Supremo Tribunal norte-americano determinou que "não há nada de ilegal" em moldar distritos em benefício de um partido maioritário.
Chegou mesmo a reconhecer abertamente que o que está em causa é uma prática conhecida como "gerrymandering", antes de se corrigir e dizer que o Texas está a "estabelecer limites".
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, compareceu hoje ao lado dos democratas do Texas e defendeu que a sua causa deveria ser nacional.
"Não vamos tolerar que a nossa democracia seja saqueada num moderno 'assalto à diligência' por um bando de 'cowboys' delinquentes", disse Hochul, ladeada por vários dos legisladores que abandonaram o Texas.
"Se os republicanos estão dispostos a reescrever as regras para darem vantagem a si próprios, então não nos deixam escolha: precisamos de fazer o mesmo. É preciso combater fogo com fogo", adiantou.
Leia Também: Democrata retirado (e detido) durante audiência no Capitólio do Texas