Volodymyr Zelensky impõe sanções a 94 pessoas de oito países

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou hoje um decreto que impõe sanções a 94 pessoas, de oito países, e a cinco entidades jurídicas.

volodymyr zelensky

© Vitalii Nosach/Global Images Ukraine via Getty Images

Lusa
03/08/2025 17:45 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia

De acordo com a agência de notícias ucraniana Ukrinform, as pessoas sancionadas são de oito países diferentes: Rússia, Irão, Paquistão, China, Myanmar, Bangladesh, Índia e Geórgia.

 

Estarão sujeitas a sanções como "privação de concessões estatais, congelamento de bens, restrições a transações comerciais, impedimento de retirada de capital e suspensão de obrigações económicas e financeiras", informou a Ukrinform.

O decreto, que aborda "a aplicação de medidas económicas especiais e outras medidas restritivas", foi assinado por Zelensky após uma proposta do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).

De acordo com o decreto, "o Gabinete de Ministros da Ucrânia e o Serviço de Segurança, juntamente com o Banco Nacional e a Comissão de Honra e Heráldica do Estado, garantirão a implementação e a eficácia de medidas económicas especiais e outras medidas restritivas".

"O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia informará as autoridades competentes da União Europeia, dos Estados Unidos e de outros Estados sobre a implementação das sanções e levantará com elas a questão da introdução de medidas restritivas semelhantes", segundo o texto assinado por Zelensky.

Leia Também: Zelensky diz estar a trabalhar para troca de prisioneiros com Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas