Zelensky diz estar a trabalhar para troca de prisioneiros com Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que as autoridades ucranianas estão a trabalhar para realizar uma troca de 1.200 prisioneiros, acordada com a Rússia.

Zelensky

© Getty Images/ Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine

Lusa
03/08/2025 16:23 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"Há um acordo para trocar 1.200 pessoas. O trabalho nas listas está em curso", escreveu Zelensky na conta do Telegram, acrescentando que a Ucrânia está a trabalhar para "desbloquear o regresso dos civis", esclarecendo os dados de cada nome.

 

O presidente ucraniano anunciou o acordo após ter realizado uma reunião com o secretário de Segurança Nacional, Rustem Umérov, e com o chefe do Gabinete da Presidência, Andriy Yermak, sobre "a implementação dos acordos alcançados nas reuniões com representantes russos em Istambul e a preparação de um novo encontro".

De acordo com Zelensky, o chefe do Gabinete da Presidência "informou sobre a interação com parceiros-chave que estão a apoiar" a diplomacia ucraniana, "em particular os contactos com a parte norte-americana, e sobre os esforços para repatriar as crianças que foram sequestradas e levadas para a Rússia".

Apesar da guerra iniciada em fevereiro de 2022 pela Rússia, os dois países realizaram no passado trocas de prisioneiros que permitiram o regresso de milhares de cidadãos russos e ucranianos.

As trocas foram possíveis no âmbito dos acordos alcançados nas rondas de negociações realizadas entre na cidade turca de Istambul.

Leia Também: Zelensky demite responsáveis públicos implicados em caso de corrupção

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas