Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Austrália anuncia nova estratégia face às "táticas coercivas" da China

A Austrália anunciou hoje a primeira estratégia de defesa nacional, centrada no Pacífico, face às "táticas coercivas" da China e ao risco crescente de um conflito regional.

Austrália anuncia nova estratégia face às "táticas coercivas" da China
Notícias ao Minuto

08:15 - 17/04/24 por Lusa

Mundo Defesa

"Os pressupostos otimistas que orientaram o planeamento da defesa após o fim da Guerra Fria desapareceram há muito tempo", afirmou o ministro da Defesa australiano, Richard Marles, pintando um quadro sombrio da situação de segurança regional.

O Governo australiano vai destinar mais 50 mil milhões de dólares australianos (mais de 30 mil milhões de euros) para despesas com defesa na próxima década.

Marles salientou que "a China tem utilizado táticas coercivas na prossecução dos objetivos estratégicos", acrescentando que "a Austrália já não se pode dar ao luxo de ter uma janela de aviso estratégico de 10 anos em caso de conflito", como até agora.

Em vez de se concentrar numa força militar capaz de desempenhar uma variedade de tarefas em quase todo o mundo, o país vai concentrar-se na proteção dos interesses australianos na região, explicou.

"Somos uma nação insular que negoceia por mar", afirmou, acrescentando que a Austrália deve ser capaz de impedir que os inimigos bloqueiem o acesso a rotas marítimas vitais.

Marles indicou que "uma invasão da Austrália é uma perspetiva improvável em qualquer cenário, precisamente porque um adversário pode causar muitos danos ao nosso país sem nunca ter de pôr os pés em solo australiano".

No centro desta estratégia está o desenvolvimento de uma frota de submarinos furtivos de propulsão nuclear, a triplicação da capacidade de mísseis e o desenvolvimento de uma grande frota de combatentes de superfície.

"Ter a marinha mais capaz da nossa história estará no centro do nosso plano", disse Marles.

Leia Também: Ministro da Defesa chinês pede mais "confiança" entre Pequim e Washington

Recomendados para si

;
Campo obrigatório