Procurar

"Ameaça terrorista". Segurança junto a locais de culto cristãos em França

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, determinou hoje o reforço da segurança junto das igrejas durante as celebrações cristãs da Ascensão (09 de maio) e do Pentecostes (19 de maio), invocando o "nível muito elevado da ameaça terrorista".

"Ameaça terrorista". Segurança junto a locais de culto cristãos em França

© <p>MATHILDE KACZKOWSKI/Hans Lucas/AFP via Getty Images</p>

Lusa
29/04/2024 23:30 ‧ há 1 ano por Lusa

"O elevado nível de tensão internacional que persiste", nomeadamente a guerra em Gaza entre o Hamas e Israel, obriga a "uma grande vigilância em relação aos eventos e locais de culto cristãos", acrescentou o ministro num telegrama consultado pela AFP.

Os locais mais sensíveis deverão ser protegidos por "uma presença estática nos momentos de chegada e de partida dos fiéis", com o apoio "sistemático" de militares, prosseguiu Gérald Darmanin.

As medidas do dispositivo de luta antiterrorista, do sistema de alerta de segurança nacional da França Vigipirate, foram elevadas para o nível máximo em 24 de março, após o ataque a uma sala de concertos perto de Moscovo, que causou a morte de 144 pessoas, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

Leia Também: Eleições europeias. Extrema-direita lidera sondagens em França

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10